14 de mai. de 2011

FAQ - "Hello, Dr Seuss"


(meninas copiei na cara dura o post do blog da Dan-querida e empreiteira do mesmo projeto-sonho!)
vcs não vão ficar de fora desse projeto, vão?

"o texto é da Dan, ok?" - eu só copiei aqui


Quem é Dr.Seuss?
Pois é, ninguém é obrigado a saber, né? Eu falo dele como se fosse íntima, mas isso porque sou uma boba mesmo. Dr. Seuss (que não era médico, heeheh) é um dos maiores escritores da literatura infantil americana. Vou dizer que é "O" maior, por minha conta e risco, já que não conheço outro que fez o que ele fez. Por minha conta e risco (e nas devidas proporções), também vou dizer que Seuss está para o Estados Unidos como Monteiro Lobato está para o Brasil, considerando a popularidade de seus personagens e o fato de que ambos dedicaram a maior parte de sua obra às crianças.

Dr.Seuss, ainda na faculdade, descobriu que queria muito mais do que ser professor (de Literatura) ou escrever. Ele gostava mesmo era de desenhar. Os livros infantis foram consequência. Dizem até que foi meio sem querer, numa época em que trabalhava com publicidade e seus desenhos, juntamente com suas frases de efeito, chamavam a atenção de todo mundo. Até hoje, né? As polaroids que o digam! heheehe


Sua obra é enorme, mais de 60 livros. E vai desde contos politizados - escritos no meio da Segunda Guerra, quando ele percebeu que não poderia ficar, simplesmente, fazendo desenhos sobre o elefante Horton, tinha que usar a literatura para enviar mensagens politizadas às crianças - até livros que ajudaram gerações e gerações de crianças americanas a serem alfabetizadas de uma maneira mais lúdica e divertida.


Aliás, embora eu adore a mensagem de "Horton no mundo dos quem" e "Yertle, a tartaruga" (vixi... agora me deu vontade de contar as histórias aqui... me aguentem!), o que me fascina mesmo é a sacada de que, naquela época, as crianças tinham dificuldade com leitura porque os livros pra elas eram muito chatos! Inclusive, foi esse o motivo que levou o editor do Seuss a propor pra ele um desafio: escrever um livro com um número limitado de vocabulário para estimular a criançada a ler. Agora pensem: esse desafio foi dado a alguém que, não só abusava do vocabulário, como inventada palavras! Mas nasceu "O Gato na Cartola" (a cartola das polaroids, ehehehe) e vendeu mais de um milhão de livros até o final de 1960 (foi lançado em 57).

Além de tudo isso, só 5 de suas dezenas de livros foram escritos em prosa; o restante, todos em poesia. Como não amar as rimas? Amo demais!

Embora ele não tenha começado a escrever para crianças com o propósito de ajudá-las a aprender a ler, ele é conhecido como o maior escritor americado de livros paradidáticos.
E o que eu mais amo: quando perguntavam o porquê de ele conseguir se comunicar tão bem com as crianças (principalmente considerando que ele não tinha filhos - só enteados), ele respondia que tratar as crianças com respeito era sua maior filosofia. "Não escrevo para crianças, escrevo para pessoas". O que dizer? 

O projeto "Hello, Dr.Seuss" vai ter "a cara" da obra do Seuss ou só inspirado?
Por todo os motivos que nos fizeram escolher esse tema, eu e a Ju queremos misturar tudo. Claro que não vamos usar SÓ as ilustrações dele, mas também não vamos deixar de aproveitar o fato de que ele é (era, whatever) um cartunista maravilhoso. Além disso, nossa maior inspiração mesmo, são os textos, as frases, a poesia. Isto para um álbum de scrap, em que a gente sempre procura inspiração pra cada registro, é precioso!

Os títulos serão em português ou inglês?
Esta foi uma questão em que pensamos bastante. Sabemos que tem quem prefira uma língua, quem prefira outra e quem não se importa, ehehehehe. A gente não quer ficar presa a nada, portanto vamos sempre tentar dar alternativas. Até porque, a nossa língua é linda, sonora, rica... Não dá pra desperdiçar isso. Por outro lado, muitas frases em inglês perdem o "sentido" quando traduzidas, não é mesmo? Portanto vamos fazer de um jeito em que todo mundo vai ficar feliz com nossos títulos. Ueba!

Todas as fofurices vão ser do Dr.Seuss?
Elas são tão, tão fofas! E, de novo: vamos ser livres! Vamos aproveitar todas as maravilhas que o Seuss desenhou e mais um monte de coisinhas que só quem faz scrap entende como são fofas!

Quando começa? E os sneaks?
Nosso projeto começa em junho e vai até dezembro. São 7 meses de kits-aula em casa, 16 layouts ao todo. E assim que lançarmos o blog exclusivo, vamos encher de pedacinhos.


E sobre o projeto? AQUI!

Pode perguntar que também estamos aqui!

"Today is your day!
Your mountain is waiting.
So... get on your way"

Um comentário:

Claudinha Antunes BA disse...

Amoooo!
E adorei as pérolas do Thi! Saudades desta fase, viu?!
Uma linda semana pra vcs!
Ah, vamos almoçar com a Fabi na 6a? Será que desta vez a gene consegue?
Bjussss